Revisão do carro: o que você precisa saber antes de viajar de carro com sua família

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Viajar de férias com a família é uma delícia, não é mesmo?! Risada, diversão, brincadeiras… e viajar de carro pode ser uma opção bem mais segura em tempos de pandemia. Porém, para que este sonho não termine em pesado, é fundamental fazer a revisão de férias no automóvel. E para te ajudar a saber quais são os itens fundamentais para a revisão, o nosso post de hoje é exatamente sobre isso: revisão do carro e o que é necessário você saber antes de viajar de carro com toda a sua família. Ficou curioso? Vamos lá, então!

Antes da parte mecânica, confira a parte documental

Conforme pontua a Secretaria de Logística e de Transportes do Estado de São Paulo, o passo inicial é confirmar se os documentos do carro estão atualizados e em ordem, tais como:

  • Licenciamento;
  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pago em dia;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida;

Feito o checklist desta parte burocrática, veja o que é importante avaliar na revisão do carro antes da sua viagem de férias.

Revisão do carro: o que precisa revisar antes de viajar de carro

Separamos aqui 5 (cinco) categorias de itens que precisam ser avaliados na hora da revisão do carro.

1. Pneus

Verificar o estado e a pressão dos pneus é uma das etapas mais importantes, pois afeta também a questão de segurança. Independentemente da viagem de carro, é fundamental manter sempre os pneus calibrados no nível correto. Uma dica é checar e completar o ar a cada 15 dias. Além disso, para evitar o desgaste desigual, também é importante fazer o rodízio entre os pneus.
Assim, antes de viajar com a família, é importante avaliar os seguintes itens:

  • Faça uma avaliação dos pneus e veja se eles têm condições de serem utilizados ou se já estão muito desgastados.
  • Procure por marcas irregulares em toda a banda de rodagem;
  • Analise o indicador de desgaste de rodagem, chamado de TWI (Tread Wear Indicator). O TWI está presente na banda de rodagem de todos os pneus. Como funciona: O indicador são pequenas elevações de borracha que estão presentes nos sulcos do pneu e estão sinalizadas com a sigla “TWI” ou com o desenho de um triângulo. No momento em que o desgaste atingir estas marcações, está no momento de trocar os pneus.
  • Veja no manual do carro qual é a pressão correta dos pneus. Para alguns modelos, estes valores estão indicados na coluna inferior da porta. Já em outros modelos, estas informações estão na tampa do reservatório de combustível.

Ah, um lembrete: os pneus devem estar frios para a realização desses procedimentos.

2. Óleo lubrificante e outros fluidos

O óleo lubrificante é fundamental para garantir que o motor funcione adequadamente. E para que ele serve? O óleo lubrificante ajuda a lubrificar as partes móveis do motor, como pistões, virabrequim e válvulas, por exemplo. Além disso, o óleo lubrificante tem outra função que é desconhecida por grande parte dos motoristas: ele ajuda no processo de troca térmica do motor com o sistema de arrefecimento.
E quando trocar o óleo lubrificante? Depende. Se você usa o veículo intensamente como, por exemplo, encara muito trânsito diário ou anda por muita estrada de terra, o recomendado é realizar a troca com um pouco mais de frequência.
Já o período de troca mais longo é indicado para quem usa o veículo predominantemente em estradas bem pavimentadas.
Além disso, é importante ter em atenção: sempre substituir o filtro de óleo a cada troca do lubrificante.
Na revisão do carro para a viagem de férias, outros fluidos também precisam ser conferidos, tais como:

  • Óleo do câmbio;
  • Fluido da direção hidráulica (quando houver);
  • Fluido de freio;
  • Fluido do limpador de para-brisa.

3. Alinhamento e balanceamento

É importante lembrar que esses serviços precisam ser feitos conjuntamente, pois um contribui para os resultados do outro. No geral, o recomendado é realizar o alinhamento e balanceamento do veículo pelo menos a cada 5 mil quilômetros.
Na revisão de férias, o alinhamento e o balanceamento são itens fundamentais, pois eles garantem a segurança e estabilidade do carro.

4. Freios

Descuidar da revisão detalhada do sistema de freios do automóvel pode comprometer a segurança de toda sua família. Verifique se há ruídos ao pisar no pedal e, ao menor sinal de problema, troque as pastilhas ou corrija possíveis falhas. Outro ponto que deve ser avaliado é se há trepidações durante a frenagem.
Assim, é fundamental certificar-se sobre:

  • Nível de óleo de freio (já falamos sobre esse item anteriormente);
  • Condições das mangueiras: se estiverem ressecadas ou com vazamentos, substitua-as;
  • Condições das pastilhas de freio.

5. Componentes elétricos do veículo

O sistema elétrico do carro também precisa ser revisado antes de viajar de carro. E o que precisa ser revisado aqui?

  • Bateria;
  • Cabos condutores;
  • Sistema de iluminação;
  • Alternador.

E para não ter surpresas durante a viagem de férias com sua família, é preciso escolher uma oficina mecânica de confiança para fazer a revisão do carro. E é isso que nós, da Oficina Box Power, fazemos: cuidamos do seu carro para cuidar de você e da sua família! Trabalhamos com alta tecnologia e as mais atuais inovações na área de mecânica automobilística. Oferecemos manutenção preventiva e diagnóstico computadorizado para trazer soluções de maneira muito mais rápida e eficiente. Ficou curioso? Entre em contato agora mesmo com a gente e fale com um de nossos especialistas.